segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

4ª Jornada do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Pólo Aquático

Académica perdeu mais uma vez, desta vez perante a outra equipa de Coimbra, o CNAc.

O jogo já se previa muito difícil para os academistas, visto que o CNAc se reforçou com muitos jogadores e vinha de uma derrota perante um adversário directo na jornada anterior - o AMINATA.

A equipa de Coimbra entrou concentrada no jogo, e permitiu sempre poucos golos nos três primeiros períodos, conseguindo ainda algumas situações de superioridade, das quais não soube aproveitar - aspecto a melhor nos treinos e ao longo do campeonato. Apesar de um melhor empenho defensivo, em termos ofensivos a equipa ressentiu-se da ausência de Simone Scaffidi e sentiu sempre muitas dificuldades em aplicar o seu sistema ofensivo.

No final do terceiro período o jogo estava em 8-1 a favor dos da casa, com o único tento dos academistas apontado por Daniel Castanheiro após a execução de uma 'chapéu' perfeito, batendo o guardião André Baptista do CNAc.

Apesar da boa réplica dos academistas, os pupilos de Paulo Tejo entraram no quarto e último período desconcentrados e acima de tudo muito fatigados, permitindo que a equipa do CNAc, recheada de jogadores com muita experiência, concretiza-se em fáceis jogadas de contra-ataque, facilitando a tarefa ofensiva do CNAc que marcou quase tantos golos como no resto do jogo todo. O jogo terminou com os expressivos 15-2 a favor do CNAc, um resultado demasiado pesado para o que a AAC fez durante todo o jogo, mas nunca pondo em causa a merecida vitória do CNAc.

O próximo jogo só se realizará no próximo, no segundo fim de semana de janeiro, contra a equipa do Povoense.


Ficha de jogo:

CNAc 15 - 2 AAC

CNAc: André Baptista; João Caetano; Paulo Coelho (2); Hugo Louro; Filipe Oliveira (3); João Silva (3); João Cura; Carlos Oliveira; Ricardo Mota (3); António Cortesão (1); João Pinheiro; Filipe Silva; Antonio Morais (3).

AAC: Abdré Roque; Pedro Gamboias; Tomas Oliva; João Vicente; Diogo Fontes; João Rafael; Nuno Carrilho (1); Daniel Castanheira (1); Eduardo Gonçalves; João Bento; Paulo Póvoa; Gonçalo Abreu; Helder Santos

27 comentários:

Anónimo disse...

Será que no passado Domingo estive a sonhar ou vi outro jogo? Confesso que nunca tinha visto jogar esta equipa da AAC, mas posso dizer que fiquei bastante desiludido. Se é um jogador (Simone) que pode fazer a diferença? Não sei quem é mas pelos vistos deve ser, pelo acabei de ler. O CNAC bastante reforçado? Só não conhecia 2 jogadores, todos (2) os outros já jogaram ou estiveram parados (Morais e Louro). Na equipa que entrou de inicio do CNAC somente um jogador novo, os outros já lá estavam e talvez não tenham tantos anos de polo como a grande maioria do 7 inicial da AAC. Mas o que se notou foi uma gritante superioridade do CNAC (ofensivamente e defensivamente), com um resultado a poder ser ainda mais desnivelado, se não fosse a azelhice na hora de tentar concretizar dos atletas do CNAC. Em relação a AAC, defenderam bem (não é dificil) até certo ponto, mas em termos ofensivos não me lembro de uma defesa do redes do CNAC (ataques sem remate ou remates fraquíssimos que nem na baliza acertavam). Tenho estado atento a alguns comentários (do passado) e fiquei bastante intrigado em relação ao desempenho da AAC. Sei que estão numa fase de evolução, mas a minha pergunta é até quando? Não vi nada que pudesse mudar de opinião num futuro próximo (qualidade técnica e táctica dos seus jogadores). Reconheço que é com jogos que se pode evoluir, mas face ao que acabei de presenciar, não acredito que com estes jogadores se possa assistir a uma grande evolução, a não ser que consigam trazer para esta equipa 4-5 jogadores com outra valia. Porque será que os atletas continuam a preferir representar o CNAC em vez da AAC?
Master atento

Anónimo disse...

"Na equipa que entrou de inicio do CNAC somente um jogador novo, os outros já lá estavam e talvez não tenham tantos anos de polo como a grande maioria do 7 inicial da AAC." ???????

ser master deve atrofiar as lentes :)....

Anónimo disse...

Resultado pesado para o que a aac fez?

Vocês estao se a enganar a vocês proprios. Admitam que nao jogaram bem. Admitam que muitos dos vossos ataques eram feitos atras do meio campo da vossa equipa. A equipa do CNAc jogou bastante bem, por isso penso que poderia haver mais hulmidade nas vossas noticias. Só assim vocês podem evoluir.

Anónimo disse...

Não desanimem com comentários destes. Afinal só chegaram estes ano à competição regular (?).
A bem do pólo em Coimbra e no país, continuem, pois só a jogar é que se avança e evolui.
Abraços

Anónimo disse...

todos para o CNAc.......

Anónimo disse...

1 jogador novo? hehehehehehe.

Nem sabe contar..... e deve ter visto muitos jogos o ano passado...hehehehehe.... é só ver quem foram os jogadores do CNAc no último jogo do campeonato do ano passado contra o AMINATA... e ver quais são as semelhanças entre uma e outra equipa (inclusivé de resultados).

P.T. disse...

Sete Inicial da AAC
André Roque - 1ª participação num Campeonato;
Daniel Castanheira - 1ª participação num Campeonato;
Paulo Póvoa - 1ª participação num Campeonato;
João Vicente - 1ª participação num Campeonato;
Pedro Gambóias - 1ª participação num Campeonato;
Eduardo Gonçalves - Ex Mealhada, onde era suplente do Miguel Antunes e Ex Cnac onde muitas vezes nem convocado;
Nuno Carrilho - De facto bastante experiente.

No Banco estavm 3 Juvenis (dois dos quais de 1º ano) O João Bento e o Tomás Oliva que têm a mesma experiência dos juvenis, ou seja nenhuma e o Helder Santos.
Se quiseres fazer uma análise ao do Cnac está à tua vontade, mas tenta pelo menos ser intelectualmente honesto.

Anónimo disse...

Estives-te mesmo a sonhar e não atento ao jogo... E o teu desporto decerteza absoluta que não é e nunca foi polo aquático, porque acabas de mostrar que não tens conhecimento de causa para sequer perder tempo a escrever palavras tão ignorantes neste blog que permitem que todos se riam da tua cara!Em 1º lugar o CNAC está de parabéns pela vitória, tem todo o mérito na mesma...
2º A equipa do CNAC é um equipa experiente em que a maioria dos seus jogadores já jogaram no campeonato da 1ª divisão ou 2ª divisão e que não estão a realizar o primeiro campeonato da sua carreira como jogadores.
3º Compara a equipa do CNAC da época anterior com a deste ano, e facilmente podes concluir que se encontra reforçada e a lutar pelos lugares de cima ao contrário da A.A.C que acaba de entrar no presente campeonato com humildade suficiente para admitir que têm muito para aprender e melhorar.
4º Não é um jogador que faz a difertença, até poderia não mudar nada, mas incomoda-te assim tanto um elogio a um jogador que não pertença ao CNAC?só pode... Se calhar só o CNAC é que pode ouvir elogios... És muito fraco de espiríto, sinceramente. O que te incomoda é ele não estar no CNAC!Nunca te esqueças que há mais máres que marinheiros e estaremos cá futuramente.
5º Fase de evolução até quando?sim certamente estaremos, se essa evolução acabou de começar a quatro jornadas...
6º Não sabes nada de ambas as equipas, é o que acabas-te de mostrar com o teu o comentário obsoleto, uma vez, que a excessão de 3 jogadores da A.A.C, NUNCA nenhum deles jogou num campeonanto nacional da 2ªdivisão ou da 1ª.
Master da F.P.N

Anónimo disse...

Esqueceram-se de falar da vergonhosa arbitragem. O pivot da AAC sofreu inumeras faltas e o desgraçado do nº7 até agressões sofreu. Se não fosse isso o resultado poderia ter sido outro.

Anónimo disse...

perfeitos foram os 5 ou 6 chapeus que o Cnac meteu la dentro . . . Da proxima tentem jogar no outro meio-campo

Anónimo disse...

Não entendo porque continuam a alimentar polémicas.
O jogo foi o que foi e há que começar a pensar nas próximas jornadas.
Desta forma e com estas atitudes o pólo aquático em Coimbra nunca irá evoluir.

Deixem-se de infantilidades e ressabiamentos.

Onun disse...

a arbitragem pode não ter sido boa, mas foi igual para os dois. É preciso ter capacidade de adaptação. Não nos podemos estar a culpar nos árbitros - apesar de nos ter limitado, mas somos uma equipa ainda limitada em termos de opções ofensivas. Temos é que fazer melhor para a próxima.
só tenho uma coisa a dizer, que aprendi com o Helder:
"este é um desporto que se recebe invisivelmente, mas responde-se misteriosamente".
Por último, como já tinha escrito na notícia, a vitória foi merecida por parte do CNAc, sem contestação e sem capacidade de resposta por parte da AAC. Ao contrário do comentário inicial, a equipa é demasiado verde e sem experiência para aspirar a mais neste momento (esperar mais da AAC é: diminuir o real valor da equipa do CNAc este ano ou sobrevalorizar o real valor da equipa da AAC, mas isso só é possível através de pessoas cognitivamente deformadas ou que não acompanham este desporto)... ou ambas as coisas.

bom natal a todos que eu vou cozinhar a minha corgete de natal.

Anónimo disse...

oh master atento...ou desatento.ainda tens que me dizer quantos jogadores do sete inicial foram formados no cnac?2!mota e tozé!
ainda gostava de saber aonde está a tao prometida formação do cnac...nada!!
estranho sim é a disponibilidade que o cortesão tem este ano...o que não acontecia já algum tempo!!
Se puserem nivea no cotovelo a dor passa...custa mas passa!!

Onun disse...

para além do Mota e do to zé, lembro-me do pina e do joão silva no sete incial do CNAc formados neste clube.
A AAC tem uma equipa mais nova, inexperiente e que tem como grande objectivo para esta época aprender e não ficar nos últimos lugares.
O CNAc está reforçado em relação ao ano passado (não só de jogadores novos como de ex-atletas que já jogaram em tempos na equipa e são uma mais valia). Sendo assim, os seus objectivos são bem mais altos que os da AAC, o objectivo do CNAc é o primeiro ou segundo lugar. Têm equipa para isso.
Não vale a pena estar aqui a inventar e a dizer mal gratuitamente. As equipas actualmente estão em patamares e objectivos diferentes, o que ninguém no seu perfeito juízo irá contestar - por isso estou a responder ao primeiro comentário de forma subtil (para ele perceber).

Ainda bem que há equipas e pessoas diferentes, senão seriamos todos do Salgueiros ou nunca teriam surgido outros clubes no Porto e arredores.

Feliz Natal para todos e não se preocupem que o Pai Natal dá presentes a todos (mesmo os que se portam mal ou que nada percebem de pólo, mas que demonstram estar desatentos ;))

Anónimo disse...

O objectivo do cnac é o 1º ou 2º lugar? Como é q sabes, Carrilho? Há muita gente a comentar mas pouco preocupada em saber a realidade... Dizer que o cnac ou a aac se reforçaram é especulação... há atletas antigos do cnac que por diversas razões deixaram de jogar. Nesta época foi possível o regresso e como tal aí estao eles, agora dizer que o cnac se reforçou com estes jogadores para atingir certos objectivos é especulativo... só a equipa o saberá... como não sou da equipa, não sei, até pode ser verdade.
Dizer que a aac se reforçou com um italiano tb é especulativo, pois pelo q eu percebi, esse italiano para o ano já cá não está, e como os objectivos da aac são a formação para um futuro a meio termo (segundo já li neste blog) duvido que o PT se queira reforçar com um atleta "de uma época".
Eu vi o jogo na bancada e vi duas equipas iguais num aspecto: ambas tinham imensos jogadores séniores, simplesmente os do cnac já jogam há anos, se bem que os da aac com os 2/3/4 anos já deviam dar outra réplica.
Qt aos jogadores de uma equipa terem tido a formação nessa equipa... epah, não há nenhuma em Portugal onde isso aconteça. Na 1ª é evidente que no 7 inicial de cada equipa há apenas 2 ou 3 atletas da formação... basta pesquisar e vão ver q é verdade! Se o cnac tem 4 da formação e a aac tem 5 entao é optimo para ambos!!!! ( só uma dúvida- o Pedro Gambóias começou a treinar pólo no cnac juntamente com o Carlos, o Cura, e outros, correcto!!! é justo dizer q ele transitou do cnac pa a aac? sem polémicas, a sério, simplesmente se formos rigorosos foi isto que aconteceu;))
Quanto à formação: se há equipas cadetes, infantis, juvenis e juniores em qualquer equipa entao há formação. Se há horários de treino para estas equipas e se há atletas nestes horários, entao há formação. Não percebi um comentário anterior a questionar se o cnac tem formação!?
Quanto à aac tem formação desde o seu regresso, pelo que os resultados hão-de aparecer. Tb não percebi porque é que querem cobrar resultados à aac sénior se o objectivo deles é a equipa de formação de há 2/3 anos atrás, esta sim é que deve dar os seus frutos.
Estas picardias entre cnac e aac são boas, significa que ambos têm equipa.
No início do ano falei com pessoal da equipa do cnac e TODOS estavam contentes pela aac se ter qualificado, pelas suas razoes, mas estavam contentes. Por isso dúvido que as picardias mais estupidas venham de pessoas que fazem parte da equipa do cnac ou da equipa da aac, como tal... têm o devido valor.


Não assino para não criar dúvidas qt às minhas palavras, mas desejo boas festas para todos os que realmente gostam de polo-aquatico!

Anónimo disse...

Pessoal nao vi o jogo, contudo basta ver o resultado para perceber que a vitoria do cnac nao merece contestação e é inteiramente justa.
Contudo a alguma desta gente que aqui escreve, quero lhes dizer, o Cnac tem jogadores que ja jogaram na 1 divisao pelo Cnac, tem 3 jogadores que vieram de outros clubes, melhor dizendo 3 jogadores que ja jogaram para ser campeoes nacionais da primeira divisao como é o caso do Paulo Coelho que jogou no CPN e os 2 que vieram do Portinado.
AAC é uma equipa completamente a crescer, com o tempo voçes xegam la pessoal, so uma coisa, nao desmoralizem e continuem sempre a treinar so com treino voçes conseguem obter resultados vitorias, tenho a certeza que com o tempo elas vao surgir.

Pessoal do AAC um grande abraço, e Bom Ano.

Diogo Vasconcelos

Anónimo disse...

PS: Esqueci o Hugo Louro, que foi formado numa das melhores escolas de Polo do nosso Pais o Cdup, pelo qual ele jogou mtos anos e obteve alguns bons resultados.

Diogo Vasconcelos

Anónimo disse...

Antes de mais gostava de felicitar o cnac pela sua vitória e a AAc pelo seu regresso s competições nacionais.
Tenho visto os jogos de ambos os clubes e parece-me claro que a AAc é candidata naturalmente a várias derrotas mas parece-me também que o cnac é obrigatóriamente candidato ao titulo, pois se não é este ano nunca o poderá ser.
Julgo que a direcção do cnac não tem rei nem roque nomeadamente na pessoa do seu director pois uns anos queria ver jovens a jogar e este ano são essencialmente jogadores mais velhos ou de outros clubes...Lembro-me de ver jogos na época passada onde jogavam muitos jovens ...e este ano?
Ricardo mota!Cortesão!Toze Morais! Hugo Louro!um jogador do cpn e outro portinado.....
Acho que a equipa do cnac em outros anos apesar dos menos bons resultados desportivos não tinha um plantel como este de luxo....Não subir será uma grande derrota....

Sócio do cnac

P.T. disse...

Caro Amigo:

Com todo o respeito pela sua opinião, parece-me que está a expressá-la no local errado.
Um Abraço e Bom Ano de 2010

Onun disse...

se calhar é onde pode...

Anónimo disse...

Assim parece. Parece até que é sócio, mas de outro clube que não o Nautico.
Dizer que jogadores daquele clube são de outros é de facto de alguém que não precebe nada disto (dos clubes). Enfim...

Onun disse...

nunca ninguém é ninguém, é verdade, ninguém é nada, também é verdade, mas além disso, como dizia o Fernando, deve ter todos os sonhos dentro de si... Enfim, esperemos que sim.

Se é ou não do CNAc, o sócio descontente (braga Braga .... faz lembrar o hino da claque do Braga), também nunca se vai descobrir. Tentar saber é que é Enfim...

Em relação aos clubes, sim, é outro Enfim .... nunca ninguém vai perceber o que realmente se passa lá....Perceber uma cabeça já é difícil, agora um monte deles misturados, influenciados e que se modificam na presença de outras..... é uma obra herculeana, sim senhor. Perceber o que se passa num clube, é, sim senhor ... Enfim.

Por isso mesmo ... Enfim para vós todos neste novo ano que se avizinha... Um Enfim Ano Novo... com muitas bolinhas amarelas a flutuar.....

Anónimo disse...

Preocupem-se com a vossa equipa e deixem a dos outros em paz...
Voces ja deviam ter resultados satisfatórios mas pelos vistos ter um treinador que aprendeu com os melhores não é suficiente, ou então o trienador só sabe teorias... estou para ver agora os jogos contra as equipas mais fracas...
quero tb ver o resultado contra o espinho para comparar a vossa evolução...

Onun disse...

Caro anónimo:

"Preocupem-se com a vossa equipa e deixem a dos outros em paz..."

Esta frase define a vossa ambivalência. A ambivalência entre o significado da frase e o acto de escrever algo no blog de outra equipa.

Anónimo disse...

Estou a responder ao facto de estarem mais preocupados com os objectivos do cnac, se os seus jogadores sao das escolas do cnac, se no sete inicial começou A B ou C, etc...
Mas isto nao é de hj...
ha falta de humildade e qd assim é nao ha nada a fazer

Onun disse...

Caro anónimo:

se disse "Preocupem-se com a vossa equipa e deixem a dos outros em paz..."

e não o faz....

... não o admitir, está a não ser humilde.... ou como diz o ditado português:
"O roto a falar do esfarrapado"

Anónimo disse...

O pólo em Coimbra desperta paixões como se vê neste blog, o único onde se discute pólo com base numa rivalidade que me parece saudável. É sinal de que se gosta da modalidade e das equipas.
Um Abraço a todos e um Bom Ano com cada vez mais e melhores treinos, para que os próximos jogos sejam mais equilibrados e se jogue melhor.