domingo, 15 de novembro de 2009

Torneio de Acesso à 2ª Divisão

No passado sábado, 14 de Novembro, a equipa da AAC participou no torneio de acesso à segunda divisão, que decorreu em Torres Novas. Foi a segunda vez que a re-surgida equipa da AAC ia tentar o apuramento para a 2ª divisão, o principal objectivo para este ano competitivo.
O grupo A era constituído pelo SC Espinho e o AQUA, o grupo B, pela AAC, ASAL e GDM. O primeiro lugar de cada grupo dava acesso directo à segunda divisão e a terceira equipa a apurar, seria decidido no confronto entre os segundos classificados.
À AAC, só interessava ganhar os dois jogos de sábado, para ser apurado directamente, pois tinha essa obrigação perante duas equipas teoricamente mais fracas, e isso veio a comprovar-se. Ganhou o primeiro jogo contra o ASAl e não teve que jogar contra o GD Mealhada, por este não ter conseguido filiar os seus atletas a tempo.
No único jogo disputado pela a AAC, contra o ASAL, a equipa dos estudantes entrou muito concentrada, bem organizada na defesa, impedindo eficazmente o jogar mais experiente e perigoso do ASAL, Pedro Gonçalves. O marcador foi aberto aos 55 segundos, com um bom remate dos 7 metros por parte do capitão de equipa Nuno Carrilho. Depois, até quase ao fim do primeiro período, só a AAC conseguiu marcar golos, aumentando progressivamente a sua vantagem, conseguindo 6 golos sem qualquer resposta por parte do ASAl. O primeiro tento do ASAl surgiu apenas a 17 segundos do final do período, golo este, conseguido em situação de superioridade, por Tiago Fazendeiro. O resultado no final do período era indicador da grande diferença entre as duas equipas, que foi cimentado no segundo período. Ao intervalo a AAC ganhava folgadamente por 13-4. O terceiro período, trouxe uma rotação completada equipa da AAC, com a utilização de 3 juvenis e o retorno de um dos mais antigos atletas de pólo de Coimbra, Helder Santos. A equipa ressentiu-se, perdendo o período por 3-1. O quarto período não teve história, a AAC retomou o controlo do jogo, terminando o jogo com uma confortável vantagem de 21-9.
Para o treinador da AAC, Paulo Tejo: "Os meus jogadores portaram-se muito bem. Abordaram o jogo de forma séria, pois apesar da AAC ter tido resultados folgados nos últimos confrontos com a ASAl, este jogo era demasiado importante para nós. A equipa está a aperfeiçoar novos mecanismos ofensivos e defensivos, ainda muito longe de estarem bem assimilados, mas dos quais já estão a surgir resultados. Com esta vitória e entrada na segunda divisão, permitirá que a equipa continue a evoluir na segunda divisão."

Ficha de jogo:
parciais: 6-1; 7-3; 1-3; 7-2
constituição das equipas:
AAC: André Roque; Pedro Gamboias (2); Tomás Oliva; João Vicente (3); Nuno Morais; João Rafael; Nuno Carrilho (5); Daniel Castanheira (2); Eduardo Gonçalces (3); João Bento; Paulo Póvoa (3), Gonçalo Abreu (3); Helder Santos (1)
Treinador: Paulo Tejo
ASAL: R. Monteiro; D. Ferreira; L. Bárbara; J. Santos (1); J. Fonseca; J. Figueiredo; P. Gonçalves (5); R. Saturnino; T. Fazendeiro (3)
Delegado: J. Magalhães

Grupo A

SC Espinho X Aqua CP 10-16
4-5, 2-3, 2-3, 2-5
Marcadores
SC Espinho: André Bastos (1), Bruno Belinha (1), André Tavares (2), Francisco Coutinho (3) e Ivo Amorim (3)
Aqua: Pedro Fonseca (4), André Pereira (6), Hugo Mendes (1), Ricardo Pavia (3) e Carlos Miranda (2)

2.º Grupo B x 2.º Grupo A

SC Espinho X ASAL 31-07
8-2, 8-1, 7-2, 8-2
Marcadores
SC Espinho: André Bastos (6), Bruno Belinha (1), Miguel Oliveira (3), Tiago Santos (2), André Tavares (2), Francisco Coutinho (11), Filipe Figueiredo (2), Ivo Amorim (3) e Filipe Dias (1)
ASAL: João Santos (1), Pedro Gonçalves (1), Diogo Ferreira (1) e Tiago Fazendeiro (4)

Assim sendo, apuraram-se para as 3 vagas na segunda divisão: AAC; AQUA e SC Espinho.
Uma última nota, de salientar a dedicação do ASAl, equipa que tem tentado implementar o pólo na cidade de Leiria, e que vai ficar mais um ano quase sem jogar. Se calhar é altura da FPN reformular a sua estratégias em relação às equipas que ficam fora da segunda divisão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Briosa. Agora resta treinar e tentar manter a permanência na 2º divisão

Ouriço disse...

Parabens pessoal.

Onun disse...

Todos com excepção do Hélder e Eduardo, formados na AAC. Todos, menos 3, formados desde o ressurgimento do pólo na AAC.
Destes, uns começaram muito novos, outros nem por isso. três dos jogadores ainda juvenis.