quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Previsão do Campeonato da segunda divisão

Este ano a 2ª divisão sénior masculina de pólo aquático apresenta algumas novidades em relação ao ano passado.
O Fluvial, devido à extinção do CPN, retornou à 1ª Divisão, e não disputou uma liguilha com o AMINATA, como ditam as regras, por desistência deste último em participar nela. Escolhendo assim permanecer na 2ª divisão.
O AMINATA, segundo classificado o ano passado, que perdeu na linguilha de acesso com o Belenenses, e tem um jogador a ser chamado à selecção Nacional Sénior - Paulo Albardeiro -, continua um dos sérios candidatos ao título da segunda divisão.
O Lousada, apesar de uma época menos conseguida o ano passado, considero uma das grandes desilusões do ano passado, vai querer melhorar a sua imagem e lutar até às últimas jornadas pelo título de campeão Nacional da segunda divisão.
Ao mesmo nível, reforçado por dois pivots (um da Amadora, e outro do Arsenal 72) e um ex-atleta do Belenenses, o SCP apresenta-se este ano como sério candidato aos primeiros lugares.
O Povoense deve continuar a apostar na prata da casa, com o reforço de alguns elementos do Fluvial, e vamos ver o que eles valem durante o campeonato. Vamos ver se conseguem disputar e ganhar mais jogos que o ano passado.
O CNAc de Coimbra, também reforçado com jogadores com experiência da primeira divisão (do Portinado, CPN e CDUP), para além de manter alguns atletas que já jogaram na 1ª divisão pelo CNAc, vai apostar seguramente num lugar melhor que o 6º lugar do ano passado e se possível, dar um pulo e disputar os jogos com os supostos candidatos ao título de campeão da segunda divisão. Para além disso, a mudança de treinador indica que o clube não estava totalmente agradado com o rumo que o clube tem vindo a seguir nos últimos 3 anos.
O SCE, AQUA e AAC, os clubes que conseguiram apuramento para a segunda divisão após terem participado no torneio de acesso à 2ª divisão, apresentam-se, teoricamente, como as equipas mais fracas deste campeonato. O AQUA, após vencer de forma clara o SC Espinhos, desforrou-se da derrota sofrida no ano transacto que a impediu de participar no campeonato da 2ª divisão, e afigura-se como uma incógnita que pode surpreender alguns clubes, visto que é constituída por atletas com muita experiência na 1ª divisão (vindos do Belenenses).
O SC Espinho continua a sua evolução, sem grandes alterações no plantel, e vai querer mostrar que está a diminuir o fosso em relação às melhores equipas da 2ª.
A AAC, uma equipa com apenas 4 anos de existência, apesar de ter 2 jogadores veteranos a jogar por ela, vai entrar em todos os jogos para aprender, evoluir e diminuir a distância que a separa das melhores equipas deste campeonato, e sempre que puder, surpreender com vitórias.

Bons jogos a todos

PS: Este Sábado inicia-se o campeonato da 2ª divisão e logo com uma polémica relacionada com a calendarização dos jogos. A estreante equipa do AQUA, orientada pelo ex-atleta do Belenenses Rui Santos, realiza o seu primeiro jogo, contra o CNAc de Coimbra, dia 28. É polémico este jogo, porque a calendarizaçãção dos jogos da 2ª divisão, que já existe há alguns meses, apenas prevê jogos da 2ª divisão ao Domingo, neste caso dia 29 de Novembro, tal como já tinha sucedido o ano transacto. A pergunta que fica no ar é: porque é que o AQUA pode marcar os seus jogos aos sábado e as outras equipas não? Ou será que também podem?

PS 2: A polémica nada tem haver com o AQUA, visto que este só pode marcar os seus jogos a um sábado com a devida autorização da FPN. AJá tinha ocorrido uma outra polémica no Torneio de acesso à 2ª divisão, com a participação do Mealhada, clube que não tinha participado o ano anterior nos torneios preliminares. O que este blog quis realçar, não esquecer que este é um blog não oficial da AAC, é gerido pelos próprios atletas de pólo da AAC, é a não coerência de actuação da FPN em relação à segunda divisão, a quem pode participar ou não nos torneios de acesso, no aumento ou não do número de clubes na segunda divisão, o ficar de fora 1 ou dois clubes (passando mais um ano quase sem jogos), afinal ser possível marcar jogos aos sábados, não cumprindo sempre com os regulamentos. O que queremos afirmar é que para a modalidade evoluir, a FPN tem que ser mais coerente para com os seus próprios regulamentos, para que os clubes saibam com que é que possam contar. A crítica foi para registar e fazer pensar, mais nada.

Bons jogos, tanto ao sábado como ao domingo.