segunda-feira, 18 de maio de 2009

1ª Gala Pólo Aquático de Coimbra

Decorreu, paralelamente à fase de apuramento para o Europeu B, algumas actividades relacionadas com o Pólo Aquático em Coimbra.
O pólo aquático em Coimbra iniciou-se em 1986, tendo tido apenas um ano de interregno (ano desportivo de 1994/95) devido a não ter conseguido espaço de treino nesse ano. Faz com isso, 23 anos de existência. A primeira equipa que surgiu em Coimbra foi o A.N.C., formado por atletas como nuno santos, rui tejo, marques pereira, vitor gameiro, mario tejo, antonio martinho, tony
francisco viegas, miguel matias, Adriano Pião.
Esta equipa teve uma curta existência, apenas entre 1986 a 1988. Em 1988 transformou-se em CNAc e no ano seguinte surgiu também pólo na AAC, com alguns jogadores provenientes da primeira equipa de pólo.
A década de 90 trouxe consigo mudanças, passando a AAC a ser a equipa mais representativa da cidade, sendo a única entre os anos de 1991 a 1996, altura em que conseguiu os seus melhores resultados de sempre: sétimo lugar a nível Nacional na época 1998/9 (nessa equipa participaram: João 'metal' Marques, Nuno França, Nuno Carrilho, Bruno Carrilho, Duda, Ricardo Baptista, Bruno Simões, João Domingues, António Cortesão, Rui Pereira, Gonçalo Coutinho, Paulo Lima e outros).
A passagem para o novo Milénio trouxe novas mudanças. Os atletas de Coimbra uniram-se e após deliberações sobre as novas necessidades dentro do pólo aquático: melhores condições de treino, treinador de qualidade e formação. Nem todas as condições foram conseguidas - longe disso, mas os atletas concordaram entre si que as condições no CNAc eram melhores. A AAC, devido a essa decisão conjunta, desapareceu no ano de 2002 e só viria a re-surgir, muito por culpa do seu actual treinador - Paulo Tejo -, em 2006.
Nos anos em que apenas houve pólo em Coimbra, pelo nome do CNAc, aconteceu o segundo grande momento do pólo em Coimbra, a subida para a Primeira Divisão. Deu-se na época de 2004/2005. Participaram nessa equipa: António Cortesão, João 'Pioné' Caetano, Ortolá, Adriano Pião, Hugo Louro, Bernardo, Tiago Martires, Bernardes, Mota, To Zé Morais, Fred, Zé Pereira, Pedro Gouveia, e outros. 
O Pólo Feminino existiu em Coimbra entre 1996 e 2002. Atingiram a primeira divisão em 2000, pouco antes de desaparecem. Jogadoras importantes ao longo da sua curta existência: Rita Silva, Sara Matos, Rita Ortolá, Liliana Simões, Anita, Raquel, Cristininha, Rita Faísca, Marta Tejo, Sofia Roque, Sara Portugal e muitas outras.

Como vemos, muita se passou em Coimbra nos últimos 23 anos. Devido a isso, realizou-se a a 1ª Gala Pólo Aquático de Coimbra não só para juntar pessoas, muitas que já não se viam há anos, como para homenagear algumas das pessoas mais fundamentais ao longo da existência do Pólo Aquático.

Homenagem para melhor jogador:
Nuno Santos (outros candidatos: Rui Tejo, Rui Pereira, António Cortesão, Puto 'Lírio', Mota, Tó Zé Morais, Bruno Simões, Nuno Roque)

Homenagem para melhor jogadora:
Rita Silva (outras candidatas: Rita Ortolá, Liliana Simões, Anita)

Homenagem para melhor treinador:
Paulo Tejo (outros candidatos: Rui Tejo, Jorge Mota, Bruno Pita, Marques, Luís Bastos, Lirio Branco)

Homenagem ao mais dedicado ao Pólo:
Nuno Carrilho (outros candidatos: Sr Benjamin, Paulo Tejo, Bruno Pita, Adriano Pião, António Cortesão, João Rodrigues)

Homenagem ao Mítico do Pólo:
Adriano Pião ( outros candidatos: Luís Bastos, Bruno Simões, Paulo Lima, Jorge Mota, Rui Tejo, Helder Santos)

Homenagem ao maior Morsa de todos os tempos (escolhido pelo filho mais velho do maior mítico de todos os tempo, o Miguelito):
Bruno Simões (candidatos: todos com o perímetro abdominal avantajado) 

PS: devido a pressões exteriores, do próprio homenageado, tenho a referir que o prémio Morsa não foi entregue à maior pança presente na Gala, mas sim à Morsa original. Agora para saberem o que é que isso quer dizer, tinham que ter estado presentes na Gala. Pois é,...

 " foi um orgulho e um prazer enorme conseguir reunir na mesma sala as pessoas que estiveram no dia número 1 do polo aquático em Coimbra e aqueles que hoje são o futuro do desporto da cidade. No final foram pagos 69 jantares, o que ilustra bem a união de todos aqueles que pintam a moldura do polo aquático em Coimbra. Queria deixar uma palavra de carinho especial a todos os miúdos mais novos que comparecerem e que quiseram aprender, conviver e ouvir estórias com os mais velhos." - disse Bruno Simões, responsável pela organização deste evento, em conferência de imprensa.

Obrigado a todos que compareçam e que ainda têm prazer em falar, re-lembrar, contribuir, melhorar o pólo aquático em Coimbra ou noutro sítio para onde vida os mandou...

A próxima Gala, se o Pólo Aquático ainda existir em Coimbra, realizar-se-á nas Bodas de Prata da sua existência. Isto é, daqui a 2 anos em 2011.

6 comentários:

Anónimo disse...

um especial agradecimento à organização deste convívio que proporcionou relembrar bons momentos e fortalecer esta longa família aquática com fome de bola.
foi um enorme prazer ver tantas pessoas que fazem parte das minhas memórias.
espero que a próxima seja ainda melhor, com a presença acrescida daqueles que faltaram e mais uns títulos a comemorar!
força pólo aquático aac (equipa do coração) e cnac!!
#3 (rita silva)

Anónimo disse...

Pretendo manifestar aqui, depois de o haver feito pessoalmente, o agrdecimento que entendo ser devido ao Bruno "Morsa" Simões, por ter levado por diante a ideia de juntar as gerações do Polo Aquático de Coimbra, num convívio que, espero, se repita por ocasião da comemoração dos 25 anos.

Um agrande abraço para todos,

Rui Tejo

Ouriço disse...

Lamentado não poder ter estado presente, envio um grande abraço a todos e faço votos para que esta iniciativa se repita.

P.T. disse...

Foi do melhor, muito embora tenhamos da fazer um reparo aos nossos companheiros que se baldaram, e ainda forma alguns.
Acho que a próxima vez devem ser eles a organizar e, como forma de se redimirem, a pagar o jantarinho a todods aqueles que compareceram este ano :)
(Paulo Lima, Marques Pereira, Tó Zé Morais e companhia preparem-se)

Abraço

Onun disse...

Bruninho... mereceste o prémio Morsa, não pelo perímetro mas por seres um mítico que voltou (mas que terá a eterna concorrência do "Fresco das Neves"), melhor, que retornou (e espero que seja com muita força e dedicação) e dure pelas próximas décadas ...

Muita gente, o menos informados, ficou surpreendida com a quantidade de gente que já teve associada ao Pólo em Coimbra.

Abraço miúdo.... e sabes que poderás contar comigo para estes convívios e mega palhaçadas....

disse...

Com toda a pena por não ter podido ir, espero continuar a fazer parte da família durante muitos anos.