segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fase regulares dos campeonatos masculinos

erminada a fase regular da Primeira e da Segunda divisão (já decorreu o primeiro jogo dos playoff da primeira divisão), é tempo de rever o que se passou.
Em relação à primeira divisão, deparamo-nos com os mesmos quatro primeiros classificados do ano passado, com a diferença de que o primeiro classificado foi o Portinado (segundo o ano passado com 42 ptos) com 50 pontos, logo seguido do ainda campeão Nacional Salgueiros 49ptos (contra 52ptos do ano passado). O Paredes permaneceu no terceiro lugar (mais um ponto que o ano passado), 39 ptos, e a Amadora fez exactamente os mesmo pontos que no ano transacto.
O CDUP permaneceu no quinto posto com menos um ponto conseguido que o ano passado (31ptos).
Na segunda parte da tabela é que aconteceram as novidades deste ano, em relação aos anos anteriores. 1º, nenhuma equipa que veio do escalão inferior do ano transacto (Guimarães e Louletano) desceram e ainda conseguiram ficar à frente de equipas com muitos anos de primeira divisão: CPN e Belenenses. O motivo dessa surpreendente prestação, muito provavelmente, deve-se à contratação do jogador/treinador Rui Moreira por parte do Louletano (continuando a evolução que já era mais que evidente no ano em que ganhou destacado a 2º Divisão) e no Guimarães, por se ter reforçado com mais um sérvio e a aposta continuada no seu também treinador sérvio. Vamos ver, no futuro, até onde estas equipas podem chegar.
Abaixo deles ficaram o CPN (12 ptos), Belenenses (10 ptos) e Fluvial (3 ptos). O pior campeonato por qualquer uma das equipas, desde que me lembre, fazendo metade ou menos dos pontos conseguidos na época passada. 
O Fluvial, um dos clubes com mais tradição no pólo aquatico português, não conseguiu fugir à descida, tendo apenas conseguido uma vitória ao longo de toda a temporada.

2ª Divisão.

Na luta pelos lugares que davam acesso directo à primeira divisão e acesso à liguilha, o Gondomar e Lousada (equipas que tinham descido o ano passado da 1ª divisão) e o Aminata, equipa classificada em 3º lugar depois do Louletano e Guimarães no ano transacto (com 18 ptos), eram os candidatos mais previsiveis. Até meio da primeira volta assim aconteceu, mas no final da primeira volta já se destacavam o Aminata e o Gondomar como equipa mais fortes deste ano ano na segunda divisão. O Gondomar, vencendo os dois confrontos com o Aminata, conseguiu assegurar o primeiro lugar e retorno, diga-se que merecido, à primeira divisão, tendo conquistado 36 ptos.

Com os mesmos pontos, ficou o Aminata (vez o dobro da pontuação do ano passado), que apenas conseguiu igualar o Gondomar na última jornada devido à derrota inesperada do Gondomar na casa do Sporting, talvez por já terem assegurada a subida. O segundo lugar, e acesso à liguilha que pode dar acesso à primeira divisão, contra o belenenses, premeia uma equipa bastante regular ao longo da temporada.

No terceiro lugar ficou uma das 'desilusões' do campeonato, o Lousada, que não conseguiu, sequer, disputar os 2 primeiros lugares até ao fim do campeonato.

Em quarto lugar ficou o Sporting, o mesmo lugar do ano passado (18 ptos), que mesmo assim melhorou pois conseguiu fazer mais pontos que o ano passado e ter tido o mérito de ganhar ao Gondomar e ao Lousada em casa, mesmo num ano em que perdeu alguns dos seus jogadores do ano anterior (vamos ver como se portam para o ano).

O Povoense, que disputou o Torneio de acesso à segunda divisão, tinha ficado pelo 7º lugar o ano passado (10 ptos), conseguiu subir um lugar, trocando com o CNAc, terminando no sexto lugar, 18 ptos, e mostrando-se muito irregular durante todo o campeonato - é de referir que é uma equipa jovem e com algumas mudanças em relação ao ano passado em termos de jogadores.

O CNAc, que não disputou o torneio de acesso à segunda divisão, apesar de ter ficado em 6º lugar no ano passado (13 ptos) devido à desistência do Arsenal 72 (5º classificado do ano passado), não conseguiu mudar a sua classificação final, ficando outra vez em 6º lugar, apenas à frente de duas equipas estreantes nesta segunda divisão. Apesar disso, vez mais pontos, 16, num ano em que também houve algumas mudanças no seu plantel.

No 7º lugar ficou a estreante equipa de Espinho, com apenas 2 vitórias, contra os Apolos, a grande desilusão deste campeonato por não ter ganho nenhum jogo e pela forma como disputou o campeonato. O espinho demonstrou algumas melhorias ao longo do campeonato e vamos ver como vai ser o seu processo evolutivos nos anos vindouros.


Sem comentários: