quinta-feira, 24 de julho de 2008

Rescaldo do 1º Torneio de WP ASAL

Foi com sucesso e com perspectivas futuras de mais realizações que se jogou este 1º Torneio de Pólo Aquático do ASAL...
Foi um torneio bem disputado entre todas as 4 equipas que eram a Ass. Académica de Coimbra, Clube Natação Torres Novas, Ass. de Solidariedade Académico de Leiria e Silves...Desta competição foi a equipa da AAC que saiu vitoriosa, com os seguintes resultados:

AAC 15-3 ASAL
CNTN 5-9 AAC
Silves 7-12 AAC

Contudo os resultados não foram o mais importante...Claro que é sempre bom vencer, mas o que saiu de mais positivo deste torneio foi poder verificar a evolução táctica e técnica da nossa equipa.
Ainda com uma grande margem de progressão, mas já com bons níveis de desempenho, os quais pretendemos continuar a melhorar já a partir da próxima época.
Foi um fim-de-semana que serviu também para cultivar o espírito de grupo e equipa dentro do nosso clube. E nisso também saímos vitoriosos!
Esperemos que para o ano possamos contribuir novamente para o sucesso deste torneio...

A classificação final por equipas foi a seguinte:

1º AAC
2º ASAL
3º CNTN
4º Silves


Deixo agora o nosso agradecimento a toda a organização, ao sr. Daniel (Rest. Ponto de encontro) =p , a senhora do Parque de Campismo a qual pronunciou bem o nome do Gamboias =) e a todos os outros clubes.
Até para o ano e boas Férias para todos...

30 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns campeões! Mais 3 anitos e seremos campeões nacionais...

Anónimo disse...

Ó borrego o ASAL ficou em segundo...

Anónimo disse...

Daniel menos alcool!!!

Anónimo disse...

já andam rumores que o João Silva, para o ano vai para a vossa equipazinha, é verdade?

Anónimo disse...

Ele e os 5794 dispensados da vosa grande agremiação de bairro...

Anónimo disse...

Já vai começar...

Anónimo disse...

Parece que querem acabar com o nosso projecto de formação...

Anónimo disse...

Pessoal:

Vamos todos para férias com serenidade que o assunto será tratado, de forma competente, por quem de direito.
Em Setembro cá estaremos para continuar a formar os jovens que escolhem esta nossa fantástica modalidade.

Um abraço

P.T.

Anónimo disse...

e o João Silva, sempre vai para a equipa principal, ou para a formação?segundo o que andam a dizer, ele vai para a AAC...puto, em qualquer equipa, tens miudo para progredir

Anónimo disse...

acho que afinal ele não vai para a AAC, foi oficialmente contratado pelo lirio... para o CNAc....

isto para concluir, ele nunca teve para ir para a AAC, apenas na mente de bons colegas de equipa que ele tem.

boas férias e bons finos nas esplanadas. Pode assim que os vossos neurónios, embebidos em alcool, funcionem melhor ou pensem ainda menos (dificil, mas possível).

Anónimo disse...

kando é que começa o polo?hoje tive com algum pessoal e disse me que a camara está acabar com o polo na aac, é verdade Paulo?

Anónimo disse...

A CMC não quer acabar com o Pólo na AAC. Quer que o Pólo continue a ser uma modalidade de segunda, que se limite a ocupar os espaços vazios das piscinas e assim a contribuir para a diminuição do gigantesco passivo destas. O problema não é da AAC, é do Pólo, pois se o CNAc quiser efectivamente iniciar uma escola a CMC vai disponibilizar aquele horário fantástico que todos nós conhecemos há 22 anos (21:00-2:30) que é hora que não conseguem vender a mais ninguém.
A AAC pediu para a próxima época os mesmos espaços e horários do ano passado e "só" nos retiraram 40% dos horários: os dois dias em que tinhamos mais praticantes! (à semelhança, aliás, do que fizeram no ano passado)
Este pessoal parece ignorar que 30% dos atletas federados na natação em Coimbra são do WP, e como tal têm espaços e horários para dar a 16 instituições que vendem aulas de natação mas não podem ceder os espaços necessários para existir uma escola de WP em Coimbra.
Neste momento, e com os espaços que nos foram cedidos, os atletass que treinavam 3 vezes por semana (infantis e juvenis) passam a treinar duas em vez das 4 previstas, a não ser que queiram treinar á noite(!!!).
Em 20 anos, e apesar de existirem mais do dobro dos espaços disponíveis para treinarmos, esta cidade não evoluiu nada. Tenho cada vez mais vergonha de ter nascido nesta merd. de cidade e começo a arrepender-me profundamente do investimento que tenho feita ao longo dos últimos 5 anos na minha formação, mais valia ter dado o dinheiro ás minhas filhas ou gasto o dinheiro em férias...
Para o WP resta resignarmo-nos ao espaço que a CMC decidiu que era o nosso (não entramos nas primeiras 4 prioridades da distruibuição dos espaços das Piscinas(!!!), pela positiva podemos dizer que estamos equiparados à apneia logo atrás do hóquei subaquático pois a esses nem sequer se lhes cobra os espaços...) ou então irmos treinar para o rio (de preferência com umas camaras de televisão a filmar).
Desculpem o desabafo mas não posso calar a minha revolta, não só pelos mais de 60 praticantes da AAC mas também por aqueles que no futuro, e seja em que clube for, queiram abraçar esta fantástica modalidade mas não lhes reste solução, senão aquela que eu tive há 20 anos atrás, de continuar na natação proque o WP era uma modalidade sem futuro (na altura sem técnicos habilitados e sem horários em qualidade e quantidade que nos garantissem o sucesso, agora graças ao investimento dos técnicos o primeiro factor está superado, mas o segundo só se supera se ninguém mais quiser os nossos espaços de treino).

um abraço

P.T.

Anónimo disse...

Carrilho!
Estás a ver porque o WP nunca será como sempre desejaste e defendeste.
Dura e crua a realidade!

Anónimo disse...

...à qual não temos de nos conformar. Cruzar os braços é a saída mais fácil.

Onun disse...

sim, dura e crua realidade... mas apenas numa das vertentes....

resignar ou fingir que se treina é a atitude mais fácil...

Anónimo disse...

há que tomar medidas...quem tem poder para enfrentar a decisão da falta de espaços?a câmara sabe tão bem como nós que foi por má fé que não cedeu as pistas pedidas, pois nos diversos e enúmeros horários que a câmara pediu, sabe que não vão ser rentabilizados, enquanto que alugando as pistas aos clubes, quer tenham utentes quer não tenham, o dinheiro do aluguer cai lá sempre

Anónimo disse...

tás a ver Carrilho, isto é Coimbra, não é Barcelona...
O teu projecto utópico carrilho, era bom para Espanha, Itália, mas nesses paises já existe o projecto á mais de 30 anos..
Ainda tás atrasado...

Onun disse...

Mas se é utópico, como pode ele já ter sido realizado?
outro paradoxo é dizeres que uma utopia já está 30 anos atrasado... enfim.

Mas não percebo porque mencionas o meu nome, quando o projecto é de inteira responsabilidade da direcção da AAC e da cabeça do PT?

Percebo o Paulo, pois é exasperante tentar fazer um projecto de jeito e não nos deixarem (e já provamos que é possível e que temos gente interessada em participar nele). Por outro lado, não percebo porque é que pessoas têm inveja que projectos válidos, com cabeça tronco e membro, e desejam, a esses projectos, que não tenham sucesso.

Já agora, pois mencionas o meu nome de forma muito directa e sabes o que penso (o que dúvido....pois a maioria das pessoas não me escuta, apenas apanham parte da ideia), porque não assinas para eu também saber a razão dessa tua alegria (ou estarei enganado) de o projecto a quem tu chamas utopia, não poder ser realizável e depois dizeres que está atrasado.

(muitas vezes penso que queres dizer que mais vale não fazer nada, pois de nada serve e nunca será possível melhorar o que quer que seja)

Anónimo disse...

Carrilho nem parece que jogas polo á mais de 15 anos, mas tu achas que a CMC vai apoiar algum projecto de polo?Não brinques!!
Já não acreditas no projecto do paulo?

Anónimo disse...

Caro Anónimo:

Apesar da alegria qu lhe percorre a alma pelo escolho que foi colocado no nosso caminho, não se iluda, cá estamos para o combater e levar a nossa avante.
À dois anos a CMC também não nos deu qualquer espaço para começar-mos, mas aproveitámos os espaços que os clubes de natação não quiseram e lançámos a primeira escola de pólo em Coimbra;
O ano passado retiraram-nos os dois horários em que tinhamos mais utentes, mas como a natação não tinha ninguém para lá pôr (e que pagassem o espaço), ficámos outra vez com eles.
Este ano retiráram-nos mais uma vez dois dias de treino, mas nós cá estamos para ir à luta e consegui-los de volta: seja através das desistências que eventualmente venham a ocorrer, seja através dos orgãos de comunicação, seja por outras vias a que pelo menos um clube já recorreu relativamente à distrubuição dos horários do Pavilhão multi-usos.
Constato também que o vosso clubismo primário faz com que vocês assumam a grande coerência de, no vosso blog, atirarem-se á natação por causa dos prémios anuais e apoios de competição, mas neste rejubilam com as dificuldades que essa mesma natação cria ao Pólo.
Coerente de facto...
De qualquer das formas agradeço o apoio manifestado pois esse tipo de atitude é mais uma razão para não baixarmos os braços e, daqui a muitos anos, olharmos para trás e podermos dizer que conseguimos levar o nosso projecto a bom porto inclusivamente contra a vontade de algumas pessoas do Pólo.

Um Abraço

P.T.

Anónimo disse...

Paulo, aqui ninguem está a falar do Cnac, estamos a falar de espaços,projecto da aac, não fales do Cnac quando eles não falam da aac..

Anónimo disse...

Caro Amigo:

Convido-o a reler o meu comentário e a indicar-me onde refiro o nome do CNAc... pois! Se ler de forma objectiva o que está escrito, falo de praticantes de Pólo que rejubilam com as dificuldades impostas por terceiros à nossa actividade mas que se sentem profundamente injustiçados quando se trata das dificuldades que lhes surgem em casa. Por outras palavras: para quem o Pólo não está acima dos seus clubes, e perdoe-me a discordância, tem sempre de estar.
Repito o que já escrevi acima, as limitações que nos foram impostas, não foram á AAC mas ao Pólo Aquático (tem tem em Coimbra, no conjunto dos 2 Clubes, cerca de 100 (!!!) praticantes), pelo que a actitude correcta era de todos nós, que gostamos efectivamente do Pólo, estarmos profundamente indignados com a decisão, injusta e injustificada, da CMC, em vez de pormos em causa a validade dos projectos que existem para a modalidade.
O Pólo não quer tratamento especial, quer ser tratado em igualdade de circunstâncias com as outras modalidades, não perceber e não apoiar isto...
Finalmente irei falar do CNAc, faendo desde já os votos que a vossa epoca corrade feição pois só quando a realidade do Pólo entrar pelos olhos adentro dos decisores(em resultados, nº de praticantes, atletas internacionais, etc.) é que estes nos (a todos) vão respeitar.

Um Abraço

P.T.

Anónimo disse...

"que o vosso clubismo primário faz com que vocês assumam a grande coerência de, no vosso blog, atirarem-se á natação por causa dos prémios anuais e apoios de competição, mas neste rejubilam com as dificuldades que essa mesma natação cria ao Pólo."

Paulo, para bom entendedor ....
Assume também as tuas infelizes afirmações.

Onun disse...

de que é que interessa isso agora?
...nada!
(nem para a ACC, Nautico ou outro clube qualquer)

O que é que o pólo beneficia com isso?
...nada! Como se pode bem ver do passado (haver duas equipas de pólo, mal teinadas e sem condições, não levou a nenhuma melhoria do pólo em Coimbra, nem a junção das duas equipas melhorou, apenas adiou, a melhoria do pólo em Coimbra).

Há mais condições?
.. há! mas como todos sabemos, há dificuldade em o usar com fins desportivos federados e mais sérios (estou a falar do seu uso para natação de competição e pólo-aquático). Não há nenhuma estratégia, pelo menos a nível dos desportos aquaticos (que usem piscina) em Coimbra e esse é que é o grande problema...

Como ultrapassar isso?
... talvez favorecendo um grupo ou outro, deixando o resto das piscinas (já que há 4 boas piscinas em coimbra) para o público (que pouco as usa), mas que se comprometa com vários critérios: ter objectivos claros e exequiveis por anos, ter quadro competentes para executar essa tarefa, ser um plano de continuidade (mas com avaliações periodicas, consoante o definido), número de atletas.... assim resultados surgiram...

é fácil perceber porque os resultados não aparecem:
- não há formação (excepto nos ultimos 2 anos)
- não há planeamento anual nem de continuidade (excepto nos ultimos dois anos... esperemos que dure por muitos mais anos)
- não há técnicos competentes (excepto nos ultimos dois anos)
- não há apoios (muito poucos)
- há dificuldade em adquirir espaços para a formaão do pólo
- o pólo continua a ser visto como uma modalidade de nadadores veteranos, uma espécie de brincadeira, como de futebol de amigos e que não necessita de treino, dedicação nem qualquer tipo de formação especial (não só por parte das pessoas que distribuiem os espaços, como pelas direcções... com algumas excepções).

Quer queiramos ou não, as equipas de topo de Portugal são constituídas por apenas jogadores formados no pólo (que já treinam mais ou menos), mas não passamos da cepa torta a nível mundial, não tanto por causa da formação, que já existe em alguns clubes e boa, mas porque as estruturas clubistas para os jogadores juniores e séniores não têm capacidade de profissionalização como noutros países (sem isso, não é possível chegar ao nível deles). Só para ter idiea, o Tony Azevedo, jogador dos USA, treina 3 vezes por dia, apenas com uma tarde de descanso durante a semana...mas isso é outro nível e nem é disso que falo para coimbra....

repito mais uma vez: de que é que interessa estas discussões entre clubes?
... nada! Vamos mas é exigir mais da nossa camara, do nosso dinheiro, dos nossos técnicos, dos nossos colegas de treino, das nossas direcções para depois no final sentirmo-nos satisfeitos qdo treinamos ou acabamos um jogo (isto é para todas as pessoas, daqui, de outra cidade d eoutro país).

Anónimo disse...

Custa assumir os erros, mas ficava bem assumi-los...
Quanto a Carrilho, eu pergunto ainda acreditas no projecto??
Numa coisa tens razão Carrilho, só nos ultimos dois anos é que temos treinadores competentes, porque quando tu foste treinador( lembras-te?)da aac, não fizeste nada, recordas-te?agora comparo-te ao Chalana, falas, falas, mas tiveste o teu tempo e não fizeste nada,vá la voltaste a ser jogador, já não é mau mas...

Anónimo disse...

Caros amigos:

Entendo que o projecto do WP da AAC fosse posto em causa se enventualmente não tivesse adesão de praticantes, o que de facto não se verifica, compreendia que fosse posto em causa se os atletas que aqui começaram a praticar não dominassem os elementos básicos da modalidade, o que também não se verifica.
Não consigo perceber como é que uma decisão meramente politica de retirar espaço ao WP (por acaso da AAC mas que poderia ser perfeitamente do CNAc se os, meritórios, esforços do Ricardo Mota, de iniciar a formação do CNActambám á dois anos, tivessem sido bem sucedidos) é uma razão para questionar a validade daquilo que se prentende fazer. Pôr em causa a validade do projecto por causa disto só pode ser por "clubismo primário" ou por falta de inteligência. (sinceramente quis acreditar que seria a primeira razão, mas se não é, desde já as minhas desculpas)
O mal é que, se calhar, é demsiado ambicioso para uma Cidade mesquinha e tacanha como Coimbra. Felizmente que já há sitios em Portugal em que isto não é novidade nenhuma, infeliz é, se assim continuar-mos, daqui a as uns anos o nível do nosso Pòlo ser ainda mais distante do praticado no resto do país do que é neste momento.
Repito que NÃO é uma questão de clubes, muito embora para alguns (poucos)de vós, o que se está a passar seja motivo de regozijo, e motivo para por em causa aquilo que estamos, e continuaresmos, a construir. De qualquer das formas agradeço a solidariedade manifestada e estou certo que com a vossa ajuda vamos conseguir mudar a forma como as pessoas veêm o WP em Coimbra.

Muito Obrigado e Um Abraço

P.T.

Onun disse...

"Custa assumir os erros, mas ficava bem assumi-los...
Quanto a Carrilho, eu pergunto ainda acreditas no projecto??
Numa coisa tens razão Carrilho, só nos ultimos dois anos é que temos treinadores competentes, porque quando tu foste treinador( lembras-te?)da aac, não fizeste nada, recordas-te?agora comparo-te ao Chalana, falas, falas, mas tiveste o teu tempo e não fizeste nada,vá la voltaste a ser jogador, já não é mau mas...

30 de Agosto de 2008 23:33"

caro rapaz, miudo ou anormal, pois ou não estavas lá ou esuqeceste o que sempre disse aos meus colegas de equipa:
- eu não sou treinador de pólo, logo não me compares com quem nunca me quis comparar.
eu sou um mau treinador de pólo, isto se fosse treinador... por isso remeto ao sítio onde me sinto melhor e onde tb sei não ser uma grande jogador, ams esforço-me..apenas isso

grato por te lembrares de mim, mas não distorças ao passado ... nunca disse ser treinador... esforçava-me mas sabia que era e continuo a ser muito limitado nesse campo...

Anónimo disse...

carrilho, sendo treinador ou não, aprendi algumas coisas contigo

Erásmicos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

e quando começam os treinos??